“Nós mostramos que viemos para fazer a diferença na vida das pessoas, e a diferença, no setor público, infelizmente não aparece do dia para a noite”. Essas palavras são da prefeita Juliana Maciel Hoppe, que junto ao vice, Marcos Homer, apresentaram ações e metas do governo municipal, em evento aberto à comunidade na última sexta-feira (10).
A prestação de contas, conforme informado, foi referente aos 100 dias da atual gestão, contudo, colocando na ponta do lápis, os 100 dias se resumem a menos de 2 meses, se computados o recesso de fim de ano, fins de semana e feriados.
Isso sem contar o tempo para inteirar-se da situação como um todo, das disponibilidades de caixa, obter um prévio diagnóstico econômico-financeiro do Município para, a partir dele, adotar medidas de curto prazo e médio prazo.
Neste particular, convém ressaltar que, ao vencer uma eleição, o prefeito herda os ônus e bônus do Município (traduzindo, ele herda as coisas boas e ruins que a gestão anterior deixou).
“O reflexo, o que nós sonhamos para Canoinhas, vamos ver mais adiante”, disse Juliana, “contudo, quando paramos para ver a retrospectiva destes 100 dias, vemos que muito já foi feito”.
Se tomarmos como base os gestores anteriores – que foram presos por corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e afins – e supostamente estavam mais interessados em receber propina do que trabalhar em prol da comunidade, efetivamente a atual gestão fez muito, em apenas dois meses, tendo em vista ‘a bagunça‘ deixada na administração pública.
Neste quesito, nem vamos entrar no mérito de questionar o gestor que ficou à frente da prefeitura por 10 meses. Os fatos falam por si.
ADMINISTRAÇÃO
Juliana e Homer tomaram posse no dia 1º de dezembro de 2022. No mesmo mês, o Município obteve uma grande vitória. Em razão dos indícios de fraude na compra de livros didáticos (que gerou um prejuízo de quase R$ 1 milhão de reais aos cofres públicos) e culminou na famosa CPI dos Livros, Canoinhas estava sem duas certidões negativas de débito, que impedia o recebimento de recursos por meio de convênios com o Estado, Governo Federal e instituições de crédito.
Por meio de uma liminar judicial, requerida pelo departamento jurídico do Município, voltou a consegui-las. “O povo não pode pagar pelos ‘rombos da corrupção’, disse Juliana na ocasião. Falando em corrupção, o contrato com a empresa Serrana, envolvida no “escândalo do lixo” em Santa Catarina, também teve seu contrato rompido.
Ainda na área administrativa, houve o corte de comissionados, diminuição de gastos com serviços bancários, com combustíveis e lubrificantes automotivos, e diminuição, de um modo geral, em gastos com material de consumo. As despesas com pessoal caíram de 54,11%, em 2021, para 52,93%.
SAÚDE
Ainda em dezembro, foi contratado um terceiro médico para atender na UPA (Pronto Atendimento) em horário ampliado, e instalado uma fármacia na unidade. Para a área de sobreaviso, foram contratados médicos especialistas em neurologia/neurocirurgia, ortopedia, cirurgia, urologia e bucomaxilo, além de profissionais de obstetrícia e pediatria que atendem na maternidade do Hospital Santa Cruz, em regime de plantão.
“Agora estamos trabalhando para organizar as unidades de saúde e acabar com esta história de que precisa ir de madrugada no posto”, garante Juliana.
Para a área da Saúde, alguns editais também já foram divulgados para a contratação de entidade especializada para a prestação de serviços de consultas em Dermatologia, e para a área Odontológica em regime de sobreaviso para atuarem na UPA 24 horas por dia, e no Hospital Santa Cruz, na especialidade de cirurgia buco-maxilo-facial.
A contratação de prestação de serviços hospitalares de urgência e emergência para atendimento clínico e cirúrgico de média complexidade na especialidade de vascular, já foi homologada.
OBRAS
Marcos Homer informou que o município tinha apenas 30% da frota da Secretaria de Obras em funcionamento. Quem não lembra de um vídeo que circulou mostrando a situação do máquinário praticamente jogado no Parque de Exposições? “Investimos cerca de R$ 300 mil e colocamos para funcionar 70% da nossa frota, e ainda precisamos de mais”, destacou o vice-prefeito.
Já foram 205 km de estradas patroladas, e 4.284 mil m³ de material aplicado. “Não colocamos como meta arrumar as estradas rurais porque isso é uma obrigação do governo”, disse Juliana.
Na área urbana, reparos com massa asfáltica a frio foram executados, até que seja possível o uso de massa quente, apropriada para os serviços de execução de recapeamentos asfálticos ou novas capas asfálticas.
“Quando feita com ética, transparência e respeito ao dinheiro público, a política traz resultados que impactam positivamente a vida de cada munícipe”.
Prefeita Juliana Maciel Hoppe
Todas as ações da prefeitura municipal e as metas apresentadas para a área da Saúde, Educação, Obras, Cultura, Meio Ambiente, Esportes e Desenvolvimento Econômico podem ser conferidas no portal oficial da Prefeitura de Canoinhas.