Nesses primeiros 13 dias de outubro de 2023, Santa Catarina já sofreu com três eventos de chuva extrema. Essa condição foi agravada ainda pelo fato dos eventos terem ocorrido com um intervalo curto sem chuva, entre dois a três dias.
De uma forma semelhante, as previsões indicam que, após dois dias sem ocorrência de chuva significativa e/ou intensa – sexta-feira (13) e sábado (14), a chuva e os temporais retornam ao estado, de forma isolada no domingo (15).
Entretanto, é entre segunda (16) e terça-feira (17) que a chuva se torna mais intensa e abrangente, ainda provocada pelo fluxo de calor e umidade, mas também por sistemas de baixa pressão e pela passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.
Os acumulados médios de precipitação previstos para o período variam de 60 a 90 mm em média nas regiões do Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Planalto Sul, mas pontualmente devem superar esses valores.
Nas demais regiões catarinenses, os volumes médios previstos variam entre 45 e 60 mm, também com pontuais mais altos.
Considerando que o solo vai se manter encharcado e os rios com níveis elevados, o risco que já está aumentado para deslizamentos e inundações, tende a aumentar ainda mais ao mesmo tempo em que retornam os riscos para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, vendavais e granizo.
Na quarta-feira (18), a instabilidade mais intensa se afasta de Santa Catarina e não há previsão de chuva volumosa.