O Rio Grande do Sul teve um final de semana de trégua nas chuvas fortes. Contudo, a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas (entre 50 e 100 milímetros por dia) e ventos entre 60 e 100 km/h, que podem prolongar os alagamentos já existentes na Capital, causar transbordamentos de arroios e deslizamentos de encostas, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.
O evento meteorológico é previsto para iniciar durante a madrugada desta segunda-feira (27), e se estender até a noite. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que monitora as condições climáticas.
Por causa da previsão de fortes chuvas, o governo do Estado anunciou a suspensão das aulas na segunda-feira (27) e terça-feira (28) nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, pediu para que os moradores fiquem em casa e evitem deslocamentos desnecessários: “Quem puder ficar em casa, vai nos ajudar para que tenha menos trânsito e os serviços essenciais e nossas equipes possam funcionar melhor“, disse em vídeo divulgado na noite deste domingo (26).
A Defesa Civil Municipal orienta que a população se abrigue em local seguro, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.