O domingo (16) está sendo mais um dia típico de verão em Santa Catarina, marcado por calor e temporais isolados. O dia já amanheceu abafado em boa parte do estado e as temperaturas subiram rapidamente, com máximas entre 30 e 34°C em praticamente todas as regiões e entre 34 e 37°C no Litoral Sul.
Na pequena cidade de Meleiro, na região Sul, os moradores viveram uma tarde quase insuportável. Às 16h, o termômetro marcou 36,83°C. Somando isso à umidade de 69,05%, o resultado foi um índice de calor de 57°C, o maior do Estado para este domingo (16).
Para quem gosta de todo esse calorão e pode curtir na piscina, praia, cachoeira ou mesmo no ar-condicionado, uma boa notícia: nesta segunda-feira o Estado vai enfrentar a terceira onda de calor deste ano. Mas o que isso significa na prática? Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quer dizer que as temperaturas máximas podem superar em mais de 5°C a média climatológica.
De acordo com a Defesa Civil, na segunda-feira (17) o calor ganha força e as máximas ficam na casa dos 35 aos 37°C no Oeste e no litoral e se aproximam dos 40°C no Litoral Norte, mantendo risco moderado para ocorrências relacionadas ao calor intenso.
Ainda, entre a tarde e a noite, a instabilidade volta a aumentar no estado, devido ao avanço de uma frente fria. Há condições pata temporais com chuva pontualmente intensa, podendo gerar acumulados significativos em um curto período de tempo, principalmente entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
O governo do Estado emitiu alerta para o “risco moderado a alto para problemas como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias”. Aí é preciso seguir as recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina:
- Vista roupas mais claras e folgadas;
- Evitar exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado;
- Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32ºC, especialmente em locais com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor;
- Não deixe crianças ou animais sozinhos em carros, não importa o período de tempo;
- Beba água e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e saladas.
A combinação do calor intenso e da umidade favorece a formação de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuvas fortes.
É o que já se viu ao longo dos últimos dias em cidades do Norte do Estado e também no Vale do Itajaí, com vários alagamentos. E esse alerta segue para os próximos dias. A recomendação é o que os moradores observem os avisos emitidos pelas defesas civis das cidades.