No último fim de semana do verão (o outono começa na quinta-feira), Santa Catarina amanheceu gelada neste domingo (16). Os termômetros chegaram a marcar 2,5ºC na região serrana. Também houve geada.
Esta queda nas temperaturas ocorreu por conta do avanço de um ar mais frio sobre a região, após a passagem de uma frente fria. A menor temperatura do estado foi de 2,5°C, registrada em São Joaquim. Urupema e Urubici também registraram temperaturas baixas, 3,5 e 4,3°C, respectivamente.
Na segunda-feira (17), há previsão de temperaturas um pouco mais elevadas na região, na casa dos 7 aos 12°C, o que reduz a chance de o fenômeno ser registrado novamente.
O dia começa com predomínio de sol em todas as regiões, mas a instabilidade volta a aumentar em todo estado, devido ao calor e umidade disponível, com condições favoráveis ao desenvolvimento de temporais isolados entre a tarde e à noite.
Nas áreas serranas do Planalto Sul e da Grande. Florianópolis, há condições para chuva fraca e esparsa entre a tarde e início da noite. No amanhecer, as temperaturas variam entre 11°C e 16°C dos Planaltos ao Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana. Durante a tarde, as temperaturas variam entre 27°C e 32°C na maioria das regiões, podendo chegar a 35°C no Grande Oeste.
Na terça-feira (18), o tempo segue instável em todo estado com condições favoráveis ao desenvolvimento de temporais isolados bem típicos de verão, entre a tarde e à noite, devido ao calor e umidade.
Pela manhã, as temperaturas variam entre 13°C e 18°C, no Meio-Oeste, nos Planaltos e Grande Florianópolis Serrana.
Durante a tarde, as temperaturas variam entre 26°C e 31°C na maioria das regiões, com exceção das áreas de serra, onde as máximas ficam em torno de 24°C. No Oeste os termômetros podem chegar aos 34°C.
Na quarta (19) e na quinta-feira (20), o tempo volta a ficar mais estável em grande parte de Santa Catarina. Apenas entre o leste dos Planaltos e o Litoral, há maior variação de nebulosidade e condições para pancadas isoladas de chuva, especialmente nos extremos do dia, em virtude da circulação marítima, mas não há risco para ocorrências.