Depois de um fim de semana marcado por instabilidade em Santa Catarina, o tempo firme começou a se estabelecer a partir da tarde desta segunda-feira (22), primeiro dia de primavera.
O afastamento da frente fria deu lugar a uma massa de ar seco e frio, que provoca queda acentuada nas temperaturas e melhora nas condições do tempo. A nova estação começou oficialmente hoje às 15h19 (horário de Brasília).
A queda de temperatura será sentida principalmente durante esta noite e a manhã de terça-feira, 23. Neste período, as mínimas variam de 5°C a 10°C no Grande Oeste e Planaltos, podendo ser menores nos pontos mais altos da Serra, enquanto no Litoral ficam entre 10°C e 15°C.
A partir da quarta-feira (24), a circulação marítima mantém chance de chuva fraca nos extremos do dia no Litoral. Já no fim de semana, uma nova frente fria se aproxima do estado, voltando a trazer instabilidade, especialmente no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Previsão Primavera 2025
A nova estação marca o retorno das chuvas frequentes e volumosas, o que aumenta naturalmente o risco de temporais.
De acordo com a previsão do 232º Fórum Climático Catarinense, as ocorrências de precipitações começam a diminuir em outubro e novembro, com expectativa de volumes abaixo da média, sobretudo no Grande Oeste.
Os fenômenos El Niño e La Niña seguem inativos nos próximos meses. Quando se afirma que eles seguem inativos, significa que esses parâmetros não atingiram os valores necessários para caracterizar nem El Niño (aquecimento das águas) nem La Niña (resfriamento das águas).
Ou seja, o oceano está em uma situação neutra, sem a atuação desses fenômenos que poderiam intensificar chuvas, secas ou ondas de calor em diferentes regiões. sem atingir os parâmetros necessários para configuração.
Em relação às temperaturas, a tendência é de valores próximos da normalidade. As tardes devem ser mais quentes em comparação ao inverno, enquanto as manhãs ainda podem registrar condições amenas.
Não estão descartados episódios de frio fora de época e, principalmente no Grande Oeste, podem ocorrer dias de calor acima da média em função de períodos mais secos.