Uma microexplosão atingiu a cidade de São João Batista, na Grande Florianópolis, no sábado (22). O fenômeno climático, confirmado pela Defesa Civil, causou uma série de estragos no município, incluindo destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos pontuais e chuva de granizo. Felizmente, não houve registro de feridos.
O evento extremo faz parte de uma sequência de temporais que Santa Catarina enfrentou, com chuvas pontualmente intensas e fortes rajadas de vento em diferentes regiões do estado.
O município vizinho de Nova Trento registrou ventos de alta intensidade, chegando a 92,6 km/h, conforme medição da estação meteorológica da UFSC/Epagri.
As tempestades se desenvolveram a partir da passagem de uma frente fria pelo litoral catarinense. Este cenário meteorológico foi alimentado pelo calor, alta umidade e ventos intensos em vários níveis da atmosfera, favorecendo a formação das chamadas tempestades supercelulares — estruturas mais intensas e organizadas — com relatos de granizo e até mesmo acumulação em diversos municípios.
Previsão para Domingo
De acordo com a Defesa Civil, a condição para novos temporais isolados retorna para este domingo (23) em Santa Catarina. A previsão indica que as chuvas intensas e os ventos devem ocorrer principalmente entre o final da tarde e a noite, concentrando-se nas regiões Oeste e Norte, que estão mais próximas do Paraná.





