Os Correios vão leiloar, na próxima segunda-feira (27), 61 mil itens que não puderam ser entregues aos destinatários ou foram devolvidos ao serviço de transporte de encomendas.
Os objetos leiloados são classificados como refugos, ou seja, aqueles que não foram reclamados por destinatários ou remetentes e que o prazo de direito à reclamação prescreveu, de sete a 30 dias, a depender do objeto. As regras foram estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Serão ofertados 10 lotes e a lista de produtos inclui roupas, livros, acessórios para carros e equipamentos eletrônicos. Os lances iniciais variam de R$ 1.303 a R$ 85.050.
Segundo o chefe do departamento de infraestrutura dos Correios, Thiago Meireles, serão ofertados dez lotes, que são indivisíveis.
“Então, a pessoa que der lance a um lote é o lote todo, não serão aceitos lances para itens específicos”, explica Thiago.
Itens à venda
Entre os bens disponíveis, o de maior volume e valor, segundo os Correios, é um lote de celulares, vendido junto com acessórios, como capas, carregadores, fones de ouvido e tripés. Além disso, há também:
- utensílios para casa: itens de decoração, de artesanato e antiguidades;
- roupas de cama, mesa e banho, além de camisetas, sapatos e bonés;
- câmera fotográfica;
- notebooks;
- impressoras;
- vídeo-games e jogos eletrônicos;
- artigos infantis: brinquedos, cadeirinhas para carros, carrinhos de bebê;
- acessórios para veículos: pneus de carros e motos, capacetes, ferramentas e rádios.
Para participar do pregão, os interessados devem se cadastrar na plataforma Licitações-e do Banco do Brasil. Após a conclusão dessa etapa, pessoas físicas e jurídicas conseguem enviar propostas de forma eletrônica para participar da disputa online.