O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) inicia nesta quarta-feira (26), a instalação das novas placas de balneabilidade que trazem no layout QR Codes que direcionam para mais informações.
Dessa forma, além dos adesivos de “próprio” e “impróprio”, que já são trocados manualmente, a placa também contará com o QR Code para direcionar o usuário ao site da balneabilidade e, também, o QR Code para o aplicativo CBMSC Cidadão, do Corpo de Bombeiros, com informações voltadas à segurança e acessibilidade.
Cronograma de instalação
A malha amostral da balneabilidade contém 238 pontos de monitoramento. Durante a Estação Verão, em 82 pontos a amostragem é realizada mais de uma vez na semana, como é o caso de alguns pontos de Governador Celso Ramos, Penha, Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, onde as coletas são realizadas duas vezes por semana. Já na praia central de Balneário Camboriú e nas praias do Norte de Florianópolis, a coleta ocorre três vezes por semana.
Dessa forma, o cronograma de instalação das novas placas iniciará nas praias e balneários onde as coletas ocorrem mais de uma vez por semana, pois são locais onde a necessidade de atualização da informação precisa ser mais rápida. É importante ressaltar que os adesivos de próprio e impróprio serão mantidos.
A equipe está realizando as instalações em praias ao Norte de Florianópolis, como Ingleses, Canasvieiras e Ponta das Canas, e ao longo dos próximos dias e durante o mês de março o cronograma de instalação seguirá avançando para os demais pontos monitorados.
Sobre o Programa de Balneabilidade
O Programa de Balneabilidade é realizado pelo laboratório do IMA há quase 50 anos e é um trabalho consolidado e reconhecido por sua transparência e ampla divulgação de dados.
O amplo monitoramento fornece dados históricos de cada ponto amostrado com todas as informações disponíveis no site da balneabilidade, onde o acesso à informação de qualidade é garantido a todos os cidadãos.
O Estado é referência nacional no monitoramento de balneabilidade e possui a segunda maior rede de pontos de coleta no Brasil. Ainda, realiza o maior número de análises durante a temporada de verão, uma atuação que reafirma o compromisso técnico e institucional do IMA com a saúde pública, o meio ambiente e o cumprimento integral da legislação vigente.
Divulgação
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio provendo transparência e publicidade ao processo. Dessa forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto.
À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local.
O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente e, às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.


















