O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (14) para criticar veementemente um Decreto do Governo Federal, que estabelece o Plano Nacional de Proteção a Defensoras e Defensores de Direitos Humanos.
Em um vídeo, o governador expressa sua indignação com a interpretação de que o decreto poderia estender apoio, incluindo escolta policial, a grupos envolvidos em conflitos agrários, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Jorginho Mello afirmou que a medida federal pode “blindar o MST com escolta policial” e “permite que invasores de terra recebam escolta e apoio do Estado”.
Em tom de ironia, o governador encerrou o vídeo enviando uma mensagem aos possíveis beneficiários da medida, ao mesmo tempo em que a câmera o mostra segurando um taco de beisebol:
“Tá bom, então. Fiquem tranquilos que eles terão escolta da nossa polícia, sim. Pode deixar”, afirmou.
A crítica do governador se insere no debate nacional sobre o decreto, que visa proteger ativistas de direitos humanos, mas que está sendo questionado por parlamentares e lideranças do setor agropecuário que temem que a norma acabe legitimando invasões e a atuação de movimentos sociais.
















