O outono do Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira (20), às 18:25 no horário de Brasília, e não promete mudanças abruptas a curto prazo. Na região Sul, que sofreu muito com a estiagem e seca nos anos anteriores, o outono deve ser de maior umidade, segundo Estael Sias, meteorologista da Metsul.
Dentro disso, não quer dizer que a estiagem acaba. Santa Catarina e Paraná tiveram bastante chuva no último verão, mas agora as perspectivas são de ficarem mais frequentes. É uma característica do outono, por ser uma estação de transição no Sul.
Os temporais com vento forte e formação de ciclones serão um pouco mais frequentes. Quanto à temperatura, o outono não deve ser mais frio que o normal. Com esse movimento do oceano, a estação pode até terminar, em junho, com temperaturas acima da média.
“Mas não descartamos períodos curtos de frio e geada significativa”, acrescenta. O fenômeno geralmente acontece entre maio e junho, quando os dias ficam mais curtos e as noites mais longas.
CONFIRA A PREVISÃO PARA A SEMANA
A segunda-feira (20) começa com tempo estável, com predomínio de sol e calor em Santa Catarina. Entre a tarde e a noite, o calor combinado ao avanço da frente fria pelo Rio Grande do Sul provoca aumento de nuvens e condições para pancadas de chuva e temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, do Extremo Oeste ao Litoral Sul, em especial nas áreas de divisa com o estado vizinho.
À tarde faz calor e as máximas, novamente, superam os 30°C em todo estado, chegando aos 36°C no Extremo Oeste, Litoral Sul, Baixo e Médio Vale do Itajaí e no Litoral Norte.
O primeiro dia do outono, a terça-feira (21), ainda apresenta características típicas do verão, com sol, calor e condições para pancadas de chuva e temporais isolados, para todas as regiões, entre a tarde e a noite, por causa do calor e da presença da frente fria no mar na altura do Litoral catarinense.
O dia começa com temperaturas mínimas entre 17 a 23°C na maior parte do estado. À tarde faz muito calor e as temperaturas máximas superam os 30°C na maior parte de SC, podendo chegar aos 38°C no Extremo Oeste.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quarta (22) e na quinta-feira (23) a frente fria em alto mar na altura do litoral de SC, mantém a presença e variação de nuvens em todas as regiões e a partir das tardes combinada ao calor favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, sobretudo do centro ao leste do estado. As temperaturas permanecem elevadas, ainda com sensação de ar abafado.