refis

tres_barras

Cães do Corpo de Bombeiros levam alegria a crianças em Hospital Infantil de SC

Avatar photo
Essa foi a primeira intervenção assistida dos cães após retornarem da missão de busca e resgate no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM

Uma manhã repleta de sorrisos e carinho marcou a visita especial que quatro cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) fizeram ao Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) na terça-feira, 27.

Acompanhados de seus tutores e do mascote Hunter, os cães proporcionaram momentos de afeto e distração às crianças em tratamento, além de emocionar familiares e funcionários da unidade.

Os binômios, duplas formadas pelos cães de busca e seus tutores, foram compostos pelo sargento Willian Valdeley Marques e o cão Marley; sargento Genivan Küll e o cão Nick; cabo Jean Renato Vieira e a cadela Ilha; e cabo Thiago Evandro Amorim e a cadela Moana.

Eles percorreram diversos setores do hospital, transformando a atmosfera de apreensão em um ambiente mais leve e acolhedor, graças à presença dos animais.

A ação faz parte do projeto “Energia que Transforma”, uma iniciativa conjunta entre o CBMSC, a Associação de Voluntários da Saúde (AVOS), e o Hospital Infantil, que começou em 2022. Pela primeira vez, os quatro cães se reuniram em uma única visita ao hospital.

Essa foi também a primeira intervenção assistida dos cães após retornarem da missão de busca e resgate no Rio Grande do Sul. Segundo o cabo Jean, um dos tutores, a presença dos cães nos ambientes hospitalares tem um efeito transformador.

“Durante a visita, ao entrarmos nas alas do hospital, era possível perceber a tristeza, a agonia, ou a ansiedade no semblante das pessoas. Mas, quando os cães chegam, tudo muda. As crianças e suas famílias, que estão ali enfrentando desafios psicológicos ou físicos, acabam esquecendo os problemas por um momento. A transformação que esses cães promovem é fantástica”, destacou.

Além dos benefícios emocionais para os pacientes, a interação é igualmente valiosa para os cães, que ganham mais confiança ao se acostumarem com pessoas desconhecidas, o que é crucial durante operações de busca.

Para a diretora do HIJG, Maristela Biazon, esse contato traz benefícios valiosos. “A interação dos cães com as crianças é fantástica. Ela alegra o ambiente, torna mais divertido, mais atrativo e estimulante para eles. É um momento muito especial e traz benefícios para o tratamento porque tiram toda aquela carga que é estar em um ambiente hospitalar”, afirma. 

Notícia Anterior

BOMBEIROS
Incêndio atinge secador de erva mate na Fartura de Baixo

Próxima Notícia

LUTO
Identificado homem que morreu após choque elétrico em Porto União

VOCÊ VIU?