O diretor-geral do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Douglas André Würz, participou, na última semana de outubro, de uma importante agenda institucional em Brasília.
A missão reuniu gestores do IFSC e do Instituto Federal Catarinense (IFC) em uma ação conjunta inédita para defender pautas comuns. A programação incluiu encontros estratégicos no Sebrae, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e, principalmente, com o Fórum Parlamentar Catarinense.
Segundo a avaliação do diretor Douglas Würz, a união das duas instituições federais de ensino foi o ponto mais positivo da viagem. Ele destacou que a sinergia entre IFSC e IFC, que compartilham as mesmas demandas, conferiu maior força à representação em Brasília.
Um dos focos centrais foi a necessidade de aumentar o orçamento das instituições, que atualmente cobre apenas custos básicos de manutenção, exigindo a busca por emendas parlamentares para investimentos.
O ponto alto da agenda foi a reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, onde as instituições apresentaram um balanço das ações realizadas com as emendas recebidas em 2024 e 2025.
Em seguida, foram apresentados quatro pleitos institucionais cruciais para a expansão e o funcionamento dos institutos: apoio à aprovação integral do orçamento na Lei Orçamentária Anual (LOA), fortalecimento da alimentação e transporte estudantil, liberação de novos cargos técnico-administrativos e a destinação de uma emenda de bancada para aquisição de equipamentos e mobiliário.
Em uma ação de aproximação, os diretores do IFSC e IFC visitaram os gabinetes dos deputados federais catarinenses, especialmente os da região Norte, como Fábio Schiochet, Jorge Goetten e Zé Trovão.
Aos parlamentares, foram entregues ofícios reforçando os pedidos institucionais e um detalhado caderno de prestação de contas. A iniciativa visou demonstrar que os recursos investidos nos Institutos Federais geram um retorno efetivo para a sociedade.
Além das reuniões políticas, o diretor Douglas Würz marcou presença na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Ele acompanhou o projeto “Ciências Agrárias no IFSC Câmpus Canoinhas”, que levou para o estande do IFSC a experiência do câmpus com o cultivo de microverdes, a produção de vinhos e as pesquisas com erva-mate. A participação no evento reforçou a qualidade e a relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Câmpus Canoinhas.