refis

tres_barras

Lei sancionada beneficia cadeia produtiva do mel em Santa Catarina

Avatar photo
Lei reconhece o mel produzido no Estado como de relevante interesse econômico e social.

LEIA TAMBÉM

O governo do Estado comunicou a sanção de diversas novas leis originadas de proposições apresentadas pelos deputados estaduais nesta sexta-feira (16). Entre elas, lei voltada ao aprimoramento da cadeia produtiva de mel no estado.

De autoria do deputado Marcos da Rosa (União), a Lei reconhece o mel produzido em Santa Catarina como de relevante interesse econômico e social.

O reconhecimento do mel como de relevante interesse econômico e social visa destacar a importância dessa atividade para a economia do estado, incentivando seu desenvolvimento e fortalecimento. Além disso, a medida reconhece o valor do mel não apenas como um produto de alta qualidade e sabor, mas também como um alimento altamente nutritivo, com propriedades medicinais reconhecidas”, destaca o parlamentar.

A partir da normativa, o produto poderá, a critério dos órgãos responsáveis, ser objeto de proteção específica, por meio de inventários, registro, certificados ou de outros procedimentos administrativos pertinentes, conforme a legislação aplicável.

Abelhas sem ferrão
Atendendo a uma iniciativa do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), também foi sancionada uma alteração na Política Estadual de Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura (Polimel) e no Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura (Promel).

O objetivo da ação, instituída sob a forma da Lei 19.028/2024, é prever, em projetos de licenciamento ambiental, a necessidade de mão de obra especializada na remoção de florestas nativas para o manejo de abelhas nativas e tornar obrigatória a inserção de colônias com meliponíneos (abelhas sem ferrão) nas áreas florestais a serem restauradas.

Conforme o parlamentar, a medida busca aprimorar a legislação em vigor para proteger as abelhas sem ferrão, que são cientificamente consideradas espécies fundamentais na reconstituição de florestas tropicais e na conservação de remanescentes florestais.

Notícia Anterior

CRIME OUSADO
Polícia Civil prende autores de roubo de armas em clube de tiro em Itaiópolis

Próxima Notícia

TCHAUZINHO
‘Tem abelha aqui, pessoal’! Bolsonaro encerra discurso em comício ao ser atacado pelos insetos

VOCÊ VIU?